Dubai e Abu Dhabi – EAU, seriam de verdade?

English version.

Foi em novembro de 2013. Tinha voltado de uma viagem na Europa, poucas semanas depois estava saindo para o “playground árabe” do Oriente Médio. Sim, Dubai nos Emirados Árabes Unidos.

Visto que encarar uma viajem pra Dubai como mochileiro não é a opção mais barata de passeio, a chance de conhecer essa cidade-estado veio de uma excursão dos alunos do Programa de Língua Árabe da Universidade do Oriente Médio (MEU), no Líbano, que realiza viagens culturais por alguns países do Oriente Médio durante o curso. Aproveitei a oportunidade e me embarquei junto com essa galera

Já faz alguns anos que Dubai vem crescendo como um considerável destino na lista dos viajantes. A ideia de estar em uma cidade moderna e tecnológica construída a partir do nada, no meio de um deserto, de fato é algo impressionante. Além de toda a engenhosidade, a cidade é também uma grande estratégia de marketing. Tudo é limpo, organizado e voltado para compras. A principal atração em Dubai são os seus inúmeros shoppings espalhados pela cidade. Lugares cheios de luxo, com a presença de todas as grandes marcas internacionais.

Para os que gostam de compras, não sei dizer se Dubai é o céu ou o inferno. Depois que você cruzou todo o oceano para chegar ao Oriente Médio, ainda terá dificuldade para viver uma legítima “experiência árabe” além do que se vende em pacotes de viagens. No entanto, se para você basta encontrar marcas famosas enfileiradas, talvez este seja um bom lugar.

_MG_0200
Foto por Cynthia Carballo

Caso você nunca tenha ido a um país do Oriente Médio, e seu foco for mais cultural, eu aconselho você a escolher outros destinos como primeira opção. Dubai foi criada para atrair os viajantes ricos ocidentais e pessoas de negócios. O nosso grupo precisou pegar táxi para quase tudo! Não consegui ver nenhum ônibus de linha circulando pela cidade, e você literalmente não encontra um único sinal de pobreza na rua, e olha que eu procurei! Nenhum sem-teto ou mesmo lixo no chão, nada! Tudo parece perfeito. Perfeito? Depois de muito circular e também conversar com alguns trabalhadores de lá, fica a pergunta na cabeça: o que está escondido atrás de tanta perfeição?

De qualquer forma, com certeza Dubai é um lugar digno para visitar se você pode gastar dinheiro; mas se não, como sempre você pode trazer sua granola na bagagem e aproveitar o resto da viajem 😉 … foi o que eu fiz. Aaahhhh, e Abu Dhabi-também é uma boa cidade para se visitar, e o White Temple é INDESCRITÍVEL !!!!

_MG_0453
Foto por Cynthia Carballo

Alguns fatos interessantes sobre essas duas cidades:

– Cerca de 85% da população é expatriada, como asiáticos (principalmente indianos, paquistaneses, filipinos, Bangladesh e Sri Lanka). Cerca de 25% da população tem origem iraniana. Então, quem são os Emirates?

– Mesmo que a cidade seja repleta de centros comerciais e marcas internacionais, você consegue ver alguns aspectos bem particulares de um típico país do Golfo: Os homens usam o tradicional vestido branco e seu turbante listrado vermelho ou preto na cabeça; e as mulheres usam todas as variedades de uma burca negra. No entanto, quando você chegar perto, você poderá ver as joias bem trabalhadas, e vai saber o que está por baixo de uma burca …

– By the way, a capital dos Emirados Árabes Unidos não é Dubai, é Abu-Dhabi. Só porque às vezes as pessoas fazem essa confusão em alguns países como “Sydney a capital da Austrália”, ou “Rio de Janeiro a capital do Brasil” … Bem, não é Dubai.

– Alguns dos shoppings são tão complexos que você pode andar dentro de um aquário gigante, ou até aprimorar suas habilidades de esquiar e muito mais.

– Existe um mercado de rua, tipo fera de artesanato, bem bonitinho em um canto da cidade. O melhor lugar que encontramos para comprar lembranças ou qualquer coisa cultural. A Aldeia Global (http://globalvillage.ae/en/) também é um lugar interessante para visitar, além do hi-tech edifício Burj Khalifa, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 163 andares.

– Você pode ter que comprar viagens de pacote para ir à todos os lugares que você quer, e as viagens, com certeza, são vendidas dentro de algum shopping.

Alguns amigos me dizem que eu preciso voltar para Dubai, e talvez isso mudaria alguns dos meus pontos de vista … talvez eu devesse, afinal não há lugar no mundo que você não possa aprender algo novo.

Confira as fotos desta viagem em Granolarbar Fotos.

_MG_0260
Foto por Cynthia Carballo

Por Allana Ferreira.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s